Site Loader
truques-economizar

Economizar dinheiro e ter uma estabilidade financeira é um dos maiores desejos que as pessoas costumam ter hoje em dia. Mas nem todas se dedicam a estudar seu próprio comportamento e as possibilidades que existem por aí para alcançar esse novo padrão de vida. Se você está disposto a poupar seu dinheiro, você não tem outra alternativa além de controlar seus gastos e saber o que você pode fazer a partir daí.

Não tem fórmula secreta, mas todos os especialistas financeiros concordam que economizar é uma questão de priorizar, antes de tudo. Em sua vida cotidiana o que é que garante a sua felicidade em longo prazo e o que é um capricho que te dá prazer momentâneo? O marketing está aí para nos levar a confundir estas duas palavras prazer x felicidade. Quando você é capaz de distinguir essas duas coisas, você está no caminho da sua estabilidade financeira. E a liberdade financeira te permite se relacionar com o dinheiro não como um fim, mas como um meio, uma ferramenta que você controla e gestiona a seu favor e do seu bem estar, da sua qualidade de vida.

truques-economizar-2

Controle os gastos fixos, mas também se dê um capricho

Se você não fica todos os dias em casa, sempre está trabalhando fora e no final de semana, quase nunca liga a televisão, é preciso realmente pagar o pacote completo da TV à cabo ? Você pode reduzir para um pacote básico, não? É possível fazer um melhor controle financeiro dos seus gastos fixos se você souber exatamente o que é necessidade e o que é capricho. É importante ter clareza em todos os gastos para não viver comprometendo seu orçamento por impulso e com o que não é necessário. Mas isso é uma questão de prioridade e um capricho também pode e deve fazer parte das suas despesas fixas.

Primeiro, reveja um a um os seus gastos, analise com frieza e separe, em uma planilha se quiser, o que é útil e necessário e o que é apenas capricho. Da primeira lista, considere se é possível gastar menos, como reduzir o consumo de luz, ou dispensar um serviço que você pode fazer, ou investir em um conserto que em longo prazo vai somar a favor. Da segunda lista, não tem que cortar tudo, considere reduzir aquele capricho pela metade, ou uma vez a semana, ou uma vez ao mês. Afinal dinheiro não é só para pagar conta, tem que servir para o nosso conforto e qualidade de vida também. O “x” da questão é sempre buscar o equilíbrio.

Viagens e experiências: não deixe de alimentar seu espírito com aventuras

Trabalhar para pagar contas. É para isso que você vive? Ou será que você só sobrevive? Viver é experimentar e viajar é uma das experiências mais fascinantes que existem. Uma viagem só, a dois ou em família, pode ser motivo suficiente para economizar dinheiro. Todos os anos você tem férias do trabalho, sabe exatamente que terá aquele mês para você. Por que não se programar com a antecedência de um ano? Sua viagem certamente sairá mais barata e planejada e a diversão e o descanso serão muito maiores.

Quando se viaja, se vive novas sensações e se renovam as baterias. Fazer uma viagem não é um gasto puro e simples, também é um investimento no seu bem estar, na sua qualidade de vida. Você não precisa ir longe, nem gastar muito, pode ser um fim de semana em uma cidade próxima. Ou você pode economizar anos seguidos para fazer aquela viagem dos sonhos à América Central, ao Caribe. Não deixe de investir no que te faz feliz! E se você é daquelas pessoas que não gostam de viajar, mas nunca viajaram de verdade, se dê essa oportunidade. Garanto que você mudará de opinião.

truques-economizar-3

Formação: mais que um gasto, um possível investimento

Você já pensou o quão importante pode ser fazer um investimento na sua formação? Não é uma questão de capricho, é uma questão de necessidade. Os gastos em educação retornam em forma de geração de renda, de aumento de salário, de novas oportunidades e, consequentemente de uma vida financeira melhor. Considerar a possibilidade de fazer um curso de idiomas, ou mesmo um intercâmbio para aprimorar, de fazer um curso técnico, de seguir os estudos depois da faculdade pode significar uma guinada na sua vida.

O mercado de trabalho está aí, cada dia mais competitivo. Se você já tem um ensino superior, fazer uma pós-graduação vale a pena e pode ser inevitável, tanto porque te abrirá portas e ampliará suas oportunidades, quanto porque poderá ser garantia de manutenção e crescimento no seu posto de trabalho atual. Investir na educação não é mais uma opção, hoje em dia, já é inevitável para qualquer carreira.

Reinvestir: uma forma de reutilizar seu dinheiro para gerar mais

Conseguiu cortar gastos, estabeleceu suas prioridades e tem uma grana sendo guardada no banco todos os meses. Se você conseguiu chegar nesse ponto, você já pode se considerar uma pessoa equilibrada financeiramente. Mas guardar o dinheiro, esperar pelos rendimentos da poupança, vai fazer seu dinheiro crescer bem devagar. Em longo prazo, certamente, se você não mexe nele, poderá chegar a uma boa quantia. Mas é possível investir em diferentes formas de rentabilidade que vão te fazer ganhar mais dinheiro.

É simples e fácil? Não, não é. É arriscado, sim com certeza. Por isso, antes de tomar essa decisão, você precisa estudar, planejar e ter a situação mais ou menos controlada. Investir em um fundo de renda fixa, por exemplo, pode ser uma boa opção inicial, mas não invista todo o seu dinheiro. Comece devagar, teste e veja até onde é possível assumir o risco. Consulte gerentes de diferentes bancos, converse com amigos e veja que tipo de investimento constumam fazer, pesquise na Internet, contrate um serviço de consultoria, se for o caso. Mas seja comedido e não se arrisque a perder tudo o que você economizou.