Site Loader

Você sabe quem foi que inventou o Brigadeiro?

O brigadeiro é aquele doce brasileiro protagonista nas festas de aniversário infantis e uma das receitas de sobremesa mais fáceis de se fazer. Mas você sabe qual a origem desse típico docinho brasileiro?

A culinária brasileira é uma mistura das mais diversas culturas gastronômicas do mundo. Por isso, encontramos influência africana, europeia e indígena nos nossos pratos mais famosos. Nesse contexto, a confeitaria não poderia estar fora dessa mistura de sabores, texturas e técnicas gastronômicas.

Quais foram as causas da independência do Brasil?

Com o surgimento do iluminismo e a crise do sistema colonial a independência das colônias era praticamente inevitável. Ou seja, essas organizações políticas já estavam ao ponto do colapso devido a vários fatores, tanto externos como internos.

Porém, dentre todas as razões poderíamos destacar as ideias iluministas e as outras independências que ocorriam nas Américas Inglesa e Espanhola. Também por que a elite brasileira daquela época, ou seja, a aristocracia agrária seria uma das principais beneficiárias da ruptura entre Portugal e Brasil.

A revolta da chibata, o primeiro grito negro brasileiro

O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão na América. Por isso a dívida histórica com a população negra se estende até os dias atuais. Assim sendo, a revolta da chibata é uma das primeiras revoluções a favor da causa negra em um dos momentos históricos mais delicados do Brasil.

Com o intuito de terminar com a escravidão que continuava em vigor mesmo depois de sua abolição na marinha brasileira, João Cândido liderou a primeira rebelião contra o sistema. Logo, a rebelião resultou na anistia das pessoas envolvidas e acabou com o tempo o uso do castigo corporal.

História do Rio de Janeiro, uma das metrópoles mais conhecidas do Brasil

A linda Baía de Guanabara é o ponto original do Rio de Janeiro enquanto cidade. Foi ali que os primeiros portugueses batizaram a cidade maravilhosa com nome de rio. Mas, na verdade, os índios foram seus primeiros habitantes, antes mesmo de se tornar uma cidade. E sua ancestralidade se mantem viva, inclusive no nome da gente que nasce ali, você sabia que carioca é um nome indígena? Os franceses também fizeram parte dessa história, mas duraram pouco. E seu padroeiro, aquele que dá nome à cidade até hoje, São Sebastião, foi inspirado pelo nome do imperador português.

A história de uma das maiores metrópoles do mundo, e segunda do Brasil, passa por alto e baixos, assim como sua geografia e tem partes belas e impressionantes como suas belezas naturais. Mas também assusta quando observada da perspectiva social, desde os índios dizimados até os moradores atuais de seus morros. A cidade fundada por Estácio de Sá em março de 1565, acumula uma história muito interessante, que vai além do carnaval e do samba e que merece ser conhecida.