Site Loader

Você sabe quem foi que inventou o Brigadeiro?

O brigadeiro é aquele doce brasileiro protagonista nas festas de aniversário infantis e uma das receitas de sobremesa mais fáceis de se fazer. Mas você sabe qual a origem desse típico docinho brasileiro?

A culinária brasileira é uma mistura das mais diversas culturas gastronômicas do mundo. Por isso, encontramos influência africana, europeia e indígena nos nossos pratos mais famosos. Nesse contexto, a confeitaria não poderia estar fora dessa mistura de sabores, texturas e técnicas gastronômicas.

Formulário de contato

Bem-vindo ao nosso portal, onde você encontrará notícias, curiosidade sobre uma das estruturas sociais mais complexas do Brasil: as Favelas.

Mas se você tiver alguma dúvida, sugestão ou reclamação, entre em contato conosco através do formulário a seguir:

    Para mais informações, leia a nossa política de privacidade.

    TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE USO

    O http://www.favelatemmemoria.com.br/ é um blog especializado em criação de conteúdos de características informativas e de notícias, tendências e informativos relacionados com diversos temas, oferecendo conteúdo com intuito de informar o usuário.

    Estes Termos e Condições Gerais de Uso estão disponíveis a qualquer momento para o usuário, por meio do endereço: http://www.favelatemmemoria.com.br/ e aplicam-se conjuntamente aos presentes Termos e à utilização do site as disposições da Política de Privacidade do http://www.favelatemmemoria.com.br/, bem como a legislação em vigor.

    Desse modo, o Termo e Condições Gerais de Uso tem o objetivo de informar as responsabilidades, deveres e obrigações que todo Usuário ao acessar e/ou utilizar o http://www.favelatemmemoria.com.br/, conforme escrito nos itens abaixo.

    DA ACEITAÇÃO

    O Usuário ao acessar o http://www.favelatemmemoria.com.br/, CONCORDA em respeitar os Termos e Condições Gerais de Uso e a Política de Privacidade do http://www.favelatemmemoria.com.br/.

    FALE CONOSCO

    O Usuário dispõe desses serviço para sanar todas suas dúvidas, solucionar eventuais problemas e apresentar reclamações ou outras informações sobre produtos/serviços disponibilizados no http://www.favelatemmemoria.com.br/.

    O “Fale Conosco” poderá ser acionado através do email: Rua Constantina, 07262-290, Guarulhos – SP.

    DAS RESPONSABILIDADES DOS USUÁRIOS

    1. O Usuário deve ler com atenção todas as cláusulas contidas neste Termo e Condições de Uso e na Política de Privacidade e ao utilizar os serviços e/ou produtos disponibilizados no http://www.favelatemmemoria.com.br/ concorda integralmente com todas as cláusulas e condições destes Termos.
    2. O http://www.favelatemmemoria.com.br/ disponibiliza links e/ou faz redirecionamento do Usuário para outros sites, onde o Usuário poderá fazer a contratação dos serviços e/ou adquirir produtos das respectivas empresas, sem qualquer tipo de interferência do http://www.favelatemmemoria.com.br/.
    3. Havendo o redirecionamento do Usuário para a página de web site da empresa anunciada no site, o Usuário deverá ler com atenção e concordar expressamente com os termos e condições de uso e com a política de privacidade da empresa anunciada.
    4. O http://www.favelatemmemoria.com.br/ não possui nenhuma responsabilidade sobre os termos e condições gerais de uso e política de privacidade dos links publicados.
    5. O http://www.favelatemmemoria.com.br/ não se responsabiliza por qualquer vírus, malware, spyware, trojan ou qualquer software que possa danificar ou alterar as configurações dos equipamentos dos Usuários em consequência da navegação ou utilização na internet ou da consequência de transferência de dados, textos, imagens, arquivos ou áudios.
    6. É de total responsabilidade dos Usuários manter o sistema operacional do seu equipamento atualizado e com programas de antivírus.

    DA MODIFICAÇÃO DOS TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS

    Os Termos e Condições Gerais de Uso do http://www.favelatemmemoria.com.br/ poderão ser alterados, complementados ou substituídos a qualquer momento e por qualquer motivo, a critério exclusivo do http://www.favelatemmemoria.com.br/, sem aviso prévio ou notificação dos Usuários.

    QUALQUER PESSOA QUE NÃO ACEITE ESTES TERMOS E CONDIÇÕES, OS QUAIS POSSUEM UM CARÁTER OBRIGATÓRIO E VINCULANTE, DEVERÁ ABSTER-SE DE UTILIZAR O http://www.favelatemmemoria.com.br/.

    DA LEGISLAÇÃO E FORO DE ELEIÇÃO

    O presente Termo e Condições Gerais de Uso, deverá ser lida e interpretada em conjunto com a Política de Privacidade e ambas são regidas pelas leis vigentes na República Federativa do Brasil, principalmente pela Constituição Federal, Código Civil, Código de Defesa do Consumidor, Lei Geral do Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados.

    Todos os assuntos referentes a interpretação, cumprimento ou quaisquer outros questionamentos relacionados a estes Termos e a Política de Privacidade, as partes concordam expressamente e renunciam a qualquer outro foco e se submetem ao foro da Comarca do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro.

    A triste realidade da prostituição das favelas

    Embora o Brasil ocupe a maior parte da América do Sul e é caracterizado por ser uma grande potência econômica, ainda enfrenta graves problemas sociais. As favelas brasileiras não são o problema em si e sim um efeito colateral da má distribuição econômica e da precária política pública brasileira.

    Nesse sentido, além de ter que lidar com todos os problemas de infraestrutura que existem ao viver em uma favela, a crescente onda de prostituição já se tornou uma realidade entre os mais jovens nas favelas. Assim, esse artigo também funcionará como um alerta para essa nova realidade nas favelas brasileiras.

    Quais foram as causas da independência do Brasil?

    Com o surgimento do iluminismo e a crise do sistema colonial a independência das colônias era praticamente inevitável. Ou seja, essas organizações políticas já estavam ao ponto do colapso devido a vários fatores, tanto externos como internos.

    Porém, dentre todas as razões poderíamos destacar as ideias iluministas e as outras independências que ocorriam nas Américas Inglesa e Espanhola. Também por que a elite brasileira daquela época, ou seja, a aristocracia agrária seria uma das principais beneficiárias da ruptura entre Portugal e Brasil.

    Turismo e uma realidade nas favelas brasileiras

    Apesar de o Brasil ser um país com uma natureza exuberante e um atrativo turístico sem precedentes para muitos turistas, as favelas brasileiras também se tornaram outro atrativo. De certo modo o turismo nas favelas têm um caráter social, já que ver a realidade de perto pode ter um impacto positivo nas pessoas, principalmente nos estrangeiros.

    Em outras palavras, o Brasil é um país recente e com um passado que se reflete na configuração social e econômica do país. Nesse sentido, as favelas são um exemplo claro de como a corrupção, o êxodo rural e o crescimento desenfreado puderam criar um problema social sem precedentes. Contudo, apesar de ainda ter muito que ser feito, algumas favelas no Brasil já estão pacificadas. Isto é, e através de projetos sociais e humanitários muitos jovens recebem oportunidades de estudar e de definir o seu futuro.

    O racismo institucional e sem fronteiras no Brasil

    Apesar de vivermos na época do progresso das grandes tecnologias em todos os campos da ciência, a sociedade brasileira ainda enfrenta um dos problemas sociais mais perversos: o racismo. De certo modo, falar sobre racismo no Brasil parece até um tema clichê e é exatamente aqui onde mora o perigo.

    O racismo, por ainda existir como um problema estrutural da sociedade, precisa ser debatido em todas as estruturas sociais. De acordo com os indicadores do IBGE de 2010, estima-se que a população negra represente 54% da população brasileira. Ainda assim, a exclusão econômica, social e cultural imposta a população negra são os principais fatores que fundamentam o processo de exclusão racial.

    A revolta da chibata, o primeiro grito negro brasileiro

    O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão na América. Por isso a dívida histórica com a população negra se estende até os dias atuais. Assim sendo, a revolta da chibata é uma das primeiras revoluções a favor da causa negra em um dos momentos históricos mais delicados do Brasil.

    Com o intuito de terminar com a escravidão que continuava em vigor mesmo depois de sua abolição na marinha brasileira, João Cândido liderou a primeira rebelião contra o sistema. Logo, a rebelião resultou na anistia das pessoas envolvidas e acabou com o tempo o uso do castigo corporal.

    As favelas e as suas maravilhas ocultas

    As favelas brasileiras são um pedaço de terra que pertence ao povo e um estrato social que representa a desigualdade na sociedade brasileira. Desde o início de sua existência as favelas do Brasil, de forma geral, representam o crescimento habitacional desorganizado e a cultura periférica do Brasil. Elas surgiram na época do grande desenvolvimento industrial do Brasil que resultou em um fenômeno migratório, mais conhecido como êxodo Rural.

    Em outras palavras, as favelas são o resultado desse processo de crescimento desenfreado. Hoje elas são uma das características mais conhecidas no mundo da cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma representam o ápice da desigualdade social do Brasil. Entretanto, depois de anos da existência desse estrato cultural e social, as favelas do Brasil são comunidades orgânicas que funcionam de acordo com suas próprias leis.

    Cristo Redentor: um símbolo da cidade maravilhosa

    No Rio de Janeiro, cidade emblemática do Brasil, está situada a estátua do Cristo Redentor, também conhecida como Cristo do Corcovado. Seu importante valor simbólico promoveu as peregrinações dos católicos mais devotos, mas também atraiu a visita de turistas ansiosos por desvendar os mistérios de uma das sete maravilhas do mundo moderno.

    A imagem de Jesus Cristo coroa o topo do Monte Corcovado, localizado no Parque Nacional da Tijuca. O monte atinge cerca de 710 metros acima do nível do mar. Lá em cima, um pedestal de 8 metros suporta o Cristo Redentor com 30,1 metros de altura e um peso de 1200 toneladas. A partir daí, o Cristo vigia a cidade do Rio de Janeiro e contempla a serra do Pão de Açúcar.